segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Apresentação

A Ramanaia é uma banda alternativa que vem se destacando como referência do reggae em Vitória da Conquista e na região Sudoeste da Bahia. Desenvolve uma linha derivada da World Music do Terceiro Mundo estabelecida na década de 70 pela banda The Wailers, dos jamaicanos Bob Marley e Peter Tosh. A identidade do grupo agrega influências variadas, tendo em seu repertório músicas de autoria própria e covers de bandas famosas, a exemplo do próprio Bob Marley, Stell Pulse, Sublime e Edson Gomes. Destaque aqui para covers de artistas conhecidos que não são do reggae, como Gilberto Gil e Luis Melodia. Para estes, a Ramanaia criou versões próprias de algumas músicas, realizando uma espécie de antropofagia sonora, adaptando sucessos de outros estilos para o reggae.

Os membros da Ramanaia definem os seguintes estilos como influências diretas ou indiretas: reggae (Bob e nacionais), SKA, Rock (clássico, pop rock e rock pesado), MPB, Hip-Hop e Forró. Nos covers, são levadas ao público músicas menos conhecidas dos artistas famosos ou que são pouco tocadas pelas outras bandas alternativas. Destaque nas músicas criadas pela Ramanaia para as notórias influências do reggae nacional. Além do já citado Edson Gomes, podemos mencionar Natiruts, Tribo de Jah e Morrão Fumegante. No reggae internacional, podemos falar também da banda Groundation como uma das referências mais notáveis.

Um nome com bastante significado

O termo ‘Ramanaia’ é um nome derivado composto por duas palavras indianas. Assim ‘Rama’ significa “Deus que brilha na Terra” e ‘Gaia’ significa ‘mãe terra’ ou ‘mãe natureza’. O ‘N’, que substitui o ‘G’ de ‘Gaia’ serve como consoante de ligação. Mas essa ligação não é puramente nominal. Dentro de uma simbologia própria, vem a representar o elo de conexão aberta entre a humanidade e a natureza.

Consagração no reggae de Vitória da Conquista

A Ramanaia guarda em seu currículo apresentações que a colocam sem dúvida no patamar de uma banda já consagrada perante o público do reggae de Vitória da Conquista. Aqui na cidade, o grupo já tocou junto com dois nomes consgrados do reggae nacional. Em 2008 com Adão Negro e em 2009 com Edson Gomes e Isac. Fora da cidade, a Ramanaia se apresentou como banda principal no Encotro Regional dos Estudantes de Comunicação Social (Erecom) em 2008, em Juazeiro (norte da Bahia) e em Itacaré (sul da Bahia), em 2007 e 2008, como atração principal da Barraca Corais, uma das principais áreas de eventos do reveillon dessa cidade litorânea.

Componentes

Felipe Dias (Vocal Principal e Guitarra Base), Uiá Dias (Guitarra Solo e Backin Vocals), Maurício ‘Môra’ Xequer (Bateria, Percussão e Backin Vocals), Melchisedeck (Flauta, Backin Vocals, Guitarra Base e Saxofone) e Marcelo Ribeiro (Baixo e Backin Vocals).

Vídeos: Confira no You Tube os vídeos Ramanaia Vestígios, Ramanaia em Itacaré, Ramanaia Caution Mostra de Cinema, Ramanaia Luiz Melodia e Ramanaia Itacaré Reveillón 2009!